Querido Pai,

Dermografia é uma doença da pele que afecta cerca de 10% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o acto de coçar surgem vergões vermelhos nasapele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa. 

Eu tenho esta porcaria. Fico com vergões pelo corpo todo, seja por bocejar mais veementemente, utilizar cinto de segurança, utilizar uma mala mais pesada, com a alça do soutien, quando dou um abraço apertado a alguém, quando beijo na boca (!), quando me puxam um braço, quando tomo banho com um jacto de água mais forte. Nas situações mais normais, fico marcada!




Sim, consigo escrever verdadeiros textos na minha pele. Consigo jogar ao jogo do galo. Consigo que me dêem autógrafos. Dá comichão. Faz muito calor. Mas não se pega. Tem que ver com o sistema imunitário.
E foi-me diagnosticado há cerca de 3 anos. Comecei a ter sintomas quando entrei para a faculdade e, nas praxes, fui apelidada de "Quadro Mágico". Uns anos depois decidi ir a dermatologista.
Querido Pai, ninguém me fez mal. Cheguei a casa com a mão de alguém estampada nas costas porque estávamos na brincadeira e o João deu-me uma leve chapada nas costas. Muito leve mesmo. Mas que ganhou um relevo daqueles!
Neste preciso momento, tenho a cara cheia de vergões. Mexo muito nela enquanto estou ao computador. É uma mania que tenho.
Mas não me incomoda muito. Já aprendi a viver com isto. Pensando bem, podia ser uma doença bem pior. Prefiro vê-la como uma peculiaridade da minha pele. É isso, uma peculiaridade! 



Comentários

  1. Ainda bem que lidas bem com o teu problema. Também tenho um, invulgar e bastante incomodativo, especialmente nas mulheres. Tem a ver com o cabelo (mais propriamente a falta dele) e penso como tu. Podia ser muito pior, há milhares de doenças piores do que a minha ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens alopécia? Tive uma tia que também teve isso durante 1 ano mas depois fez um tratamento e, graças a Deus, está bem!

      Eu acho que podia ser pior, claro que sim! Não me condiciona em grande coisa e regra geral incomoda mais os outros (que passam a vida a dizer "ah, o que é que foi isso?") do que a mim =P

      Eliminar
  2. Tenho um amigo que tem exactamente a mesma coisa que tu,só não sabia o nome mas fiquei a saber.
    Ele também vive bem com isso,mas as vezes ele fica com tantas marcas e com coisas tão pequenas que me faz um pouco de confusão mas ele ate brinca com a situação,e deve ser mesmo o melhor a fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas ficam muito chocadas quando vêem o extremo a que podemos chegar! E também há umas que pensam que isto se pega e mantêm a distância... há pouca divulgação desta doença, nunca entendi muito bem porquê!

      Mas a mim já não me faz confusão, já faz parte de mim! ;)

      Eliminar
  3. Vou desenhar-te um smile e um beijinho quando te conhecer :P Só porque sim!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah, parece-me bem ;)

      Tive uma amiga que escreveu "Propriedade de Madalena" e durou a noite inteira =P

      Eliminar

Enviar um comentário

Todos temos os nossos dias, as nossas opiniões, as nossas afinidades. Felizmente nem todos gostamos do mesmo.

Aceitam-se elogios. Aceitam-se críticas construtivas.

Dispenso insultos e estupidez gratuita.

Welcome stranger ;)

Mensagens populares