Carta ao meu eu daqui a 10 anos

Olá Rita,
Eu sou tu e tu és eu. Eu sou tu quando tinhas 27 anos. Agora, 10 anos depois, quero que olhes para a tua vida e vejas se conseguiste atingir algum destes teus objectivos. Eu, do alto dos meus 27 anos, acredito piamente que os concretizaste todos ou pelo menos a maioria. Tu, do alto dos teus quase 40, será que te vais desiludir com a pessoa que és hoje?

Rita, aqui acabei de concorrer ao Doutoramento. Ainda não sei o que me espera mas acredito que vão ser uns anos de trabalho e que vou desfrutar de cada um deles. Vou fazer investigação no que gosto, trabalhar no que gosto, descobrir, inovar, marcar uma posição. Com quase 40, a minha investigação foi um sucesso, não foi? Foi inovadora? Abri caminhos para outras etapas?

De momento tenho Namorado. Uma pessoa que adoro e que me faz querer mais, que me incentiva e que me dá amor. Que me dá aquele abraço que cheira a casa, que me beija com sabor a saudade. Continuas com ele? Casaste-te? Tens filhos? Aos 27 anos, quero muito casar e ter 3 filhos. Diz-me que seguiste este teu sonho. Diz que não desististe!!

Aos 27 anos continuas a falar do Luís, do teu puto do aparelho metálico. Diz-me, continuas a manter vivos em ti todos os momentos? Todas as imagens? Continuas a comemorar o 7 de Maio? Continuas a tentar lembrar-te da voz dele? Se aos 37 anos te esqueceste da importância que o puto teve na tua vida, lembra-te que tens este blogue que foi criado por e para ele. Lembra-te da gargalhada, dos beijinhos, dos abraços, das anedotas. Continua a chorar no dia do fogo de artíficio. Continua a chorar no dia 14 de Agosto! Nunca te esqueças que ele nasceu a 7 de Maio de 1992! Ri e recorda cada momento!

Continuas ligada ao teu Irmão? É importante que saibas que o teu irmão é o teu maior apoio, é o teu pilar. Com os teus 37 anos, ele terá 40. Deve ter-te dado 1 ou 2 sobrinhos, talvez afilhados. Continua com a Célia? Continua a ser bombeiro? Ele sim é o meu herói! Tem uma vocação que nasceu com ele. Ele sente-se realizado? É feliz? Vive bem? Nunca te esqueças que lhe deves tudo e que tens de o ajudar no que puderes. Porque o amas mas acima de tudo porque ele merece. É uma pessoa excepcional!

E o Pai e a Mãe? Continuam juntos? São felizes? Continuam a discutir? E a brincar? E a rir? Vivem bem? São saudáveis? Continuam na nossa casa? Estão reformados? São amorosos e casmurros? É deles de quem sinto mais curiosidade. De saber o efeito que 10 anos puderam ter neles. Se já são avós, que é uma coisa que sempre quiseram, se endireitaram a vida. Se são felizes. Se somos unidos como sempre fomos, se os jantares de Natal se mantêm, bem como os aniversários, se os Domingos em família ainda são tão divertidos e confortáveis como sempre. Continuamos às turras como agora? Ou isso acalmou? Eu amo os meus Pais!!

Os Avós. Rita, a Avó teve o sexto AVC esta semana. Ainda não sabemos bem que sequelas ficaram desta vez mas já falei com ela ao telefone e parece-me lúcida e bem-humorada. Ela ainda é viva? Sofreste muito com a morte dela, não sofreste? Quantos anos mais vou poder desfrutar a nossa Avó? Ela faz-me muita falta. Pelo colo, pelas conversas, pelo carinho, pelas lembranças, pelas histórias que ainda me conta. Gosto de ajudá-la a vestir-se, a pentear-se, a ficar bonita para irmos ao café. Gosto de enxugar-lhe as lágrimas quando entra naquele desespero de já não ser a pessoa autónoma de outros tempo. E o Avô? Foi primeiro que ela? Ou ainda é vivo e lamenta agora a sua solidão? Hoje em dia compreendo melhor certas atitudes dele. Já apaziguei determinados disparates que ele tem feito. O Avô já não é o mesmo, já não é a identidade de outros tempos. Mas continua amoroso e carinhoso, risonho e a fazer as suas caminhadas. Voltou a andar de bicleta. Ele piorou muito Rita? Nunca o abandones!!

A Sara e o Henrique. A Sara vive bem? A vida dela melhorou? Ajudaste-a como sempre disseste que ias ajudar? Tem a casinha dela, o trabalho dela? É feliz e realizada? Continuamos amigas e irmãs para a vida? Nunca a abandones!! A Sara agora está como? Continua morena e de cabelos encaracolados? Pintou o cabelo de que cor desta vez? Teve mais algum filhote? E o meu Kike? O meu Kike terá 16 anos aí no teu tempo. É um adolescente reguila como agora? Porta-se bem? É bom aluno? Continuas a usufruir do tempo com ele? Tem namorada? Continua com aqueles olhos verdes deliciosos e de riso fácil?? O meu sobrinho, o meu amor!!! Nunca o deixes cair, nunca o deixes em maus caminhos. Resgata-o! Se ainda não o fizeste, fá-lo agora enquanto é tempo!!

A Maria e a Beatriz. As minhas melhores-amigas, aquelas que são o meu porto seguro! A Maria casou e já teve filhos? És a Madrinha do casamento e de uma das crianças? É feliz não é? Nunca mais teve complicações de saúde? Desejo do fundo do coração que ela seja feliz, que tenha a família dela, que ame, que seja amada, que ria muito, que seja realizada. É a melhor pessoa do mundo!! E a minha pequena Beatriz. Daqui a 10 anos terá quase 30! Será uma mulher! Tirou o curso onde está agora? Faz sucesso na área? Acalmou o coração e encontrou o que tanto procura? Tornou-se uma pessoa mais calma? Mais sensata? Continua respondona e ríspida? Continua com o coração do tamanho do mundo? É feliz? Quero muito que ela encontre o seu caminho!

Os teus amigos de infância continuam contigo como até aqui? O teu melhor amigo é pai e casou com a namorada de sempre? Continua a viver em Lisboa? Ou mudou de ares? E os restantes? Mantêm-se todos juntos e felizes? Sei que sim. Somos o mesmo grupo de sempre!!

E tu Rita? Continuas a sofrer por antecipação? A revoltares-te e ser uma inconformada por natureza? Continuas ambiciosa? Promete que não te deixas acomodar. Juraste um dia lutar sempre pelo melhor, para seres mais e melhor. Nunca desistas de quem és e de quem te faz feliz! Viajaste o que quiseste? Vai! Escreveste um livro? Escreve! Voltaste a pintar? Pinta!! Continua a ir a festas, a jantares, ao cinema. Continua a namorar, a rir alto, a dançar. Continua a cantar mesmo que todos digam que cantas mal (tu sabes que é verdade e então?). Sê feliz. Continua a ser feliz!


Rita, eu tenho orgulho em ti!!


Comentários

  1. Quando penso em mim daqui a 10, só penso que me falta realizar tanta e tanta coisa nesta vida!

    ResponderEliminar
  2. Será que a Rita de daqui a 10 anos conheceu a I.? Será que se tornaram amigas fora blogs? E a I. de daqui a 10 anos, já com 38 é uma quase quarentona casmurra?

    Daqui a 1 ou 10, importa é continuarmos cá e termos sempre orgulho naquilo que fazemos, mesmo que não consigamos realizar tudo :)

    Um beijinho grande à grande Ritinha de hoje e um abraço à ainda maior Ritinha de daqui a 10 anos!

    ResponderEliminar
  3. Escrevi isto há menos de um ano e já tanto aconteceu! Vou ser tia da minha Joaninha, não consegui a bolsa de Doutoramento e o Avô foi diagnosticado com Alzheimer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tanto acontecerá sempre minha Ritinha :) Estou aqui*

      Eliminar
  4. E hoje, quase faltar um mês para completar um ano em que escrevi isto, tanto já mudou! Rita, o Avô está a ir-se embora! Rita, aproveita-o agora!

    ResponderEliminar
  5. Perdi a Avó. Pouco mais de dois anos após escrever isto, perdi uma parte de mim. A minha metade. Amo-te para sempre!!

    ResponderEliminar
  6. Rita, perdeste o Avô também. Ficaste sem os teus pilares, os teus mais que tudo. Perdeste tanto em 3 anos, o que raio andas a fazer?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Todos temos os nossos dias, as nossas opiniões, as nossas afinidades. Felizmente nem todos gostamos do mesmo.

Aceitam-se elogios. Aceitam-se críticas construtivas.

Dispenso insultos e estupidez gratuita.

Welcome stranger ;)

Mensagens populares