Que atividades lúdicas posso fazer com o meu Avô que tem alzheimer?



Noto que o Avô tem saudades de algumas actividades. Por vezes tentamos jogar às cartas mas parece que perde o entusiasmo. Sim, eu sei que é normal mas penso que ainda é possível fazer alguma coisa de lúdico com uma pessoa com alzheimer. Pensei em "descobrir as diferenças". O Avô era exímio nisso! Até há pouco tempo (fez agora 1 ano que o alzheimer foi oficialmente diagnosticado) ele ainda conseguia fazer pequenas coisas mas foi assim de uma forma rápida que perdeu faculdades que para ele eram simples como conduzir e depois andar. Tenho medo de ir forçar uma coisa que não sei se ele será capaz.

Alguém tem alguma sugestão?

Comentários

  1. Jogo da memória (aconselho começar só com dois pares e ir aumentando, conforme for correndo o jogo), que pode ser feito de propósito (com imagens de objetos que estejam relacionados, por exemplo, à antiga profissao); puzzles (também feitos de propósito, com imagens que digam alguma coisa ao teu avô, como por exemplo uma foto de família ou de um sitio conhecido e importante); caixa de pandora (uma caixa com objetos que tenham feito ou ainda façam parte do dia-a-dia do teu avô, e ir retirando uma a uma da caixa e falar sobre o que é, para que serve e etc; no final, poe-se tudo na caixa e tenta-se lembrar do que lá está dentro)...

    Assim de repente não me recordo de mais nada mas estes têm feito sucesso no lar onde estou a estagiar :) espero que corra bem!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, foram sugestões muito boas! Vou tentar fazer todas elas :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Todos temos os nossos dias, as nossas opiniões, as nossas afinidades. Felizmente nem todos gostamos do mesmo.

Aceitam-se elogios. Aceitam-se críticas construtivas.

Dispenso insultos e estupidez gratuita.

Welcome stranger ;)

Mensagens populares