Segredos que nunca deviam deixar de o ser!



E as pessoas continuam a deixar-me boquiaberta com o que dizem e sentem!
Eu tenho pena dos animais, óbvio que tenho! Custa-me ver animais ao abandono, a sofrer, a passar fome, a serem maltratados! Mas porra, se há situações que me deixam "sem chão" são pessoas que não têm onde dormir, o que comer, o que vestir! Claro que há situações e situações, há quem se sujeite a esse tipo de vida porque não quer trabalhar ou ter responsabilidades na vida mas porra, dizer que a situação dos animais comove mais do que a de pessoas?!

Ora cá vai um exemplo do que falo...
Perto da minha casa cá de Lisboa há uma rua que é utilizada por muitos sem-abrigo para passarem a noite, com cartões e nos halls de entrada das lojas. 
Eu e a MJ costumávamos ir levar refeições a alguns dos que lá estavam, refeições essas que sobravam das que tínhamos preparado para nós (por vezes fazíamos um pouco mais de arroz ou massa para chegar para mais alguns) e íamos levar para que essas pessoas tivessem pelo menos uma refeição quente de vez em quando.
Certo dia fui beber café com a MJ e passámos por um senhor, novo naquela zona, e perguntámos se já tinha jantado. Disse que não, já não comia há dois dias. Uma das refeições que trazíamos ficou com ele. Conversa puxa conversa e ele acabou por contar que em tempos havia tido uma casa e uma família mas que perdera tudo isso. A empresa onde trabalhava faliu e ele ficou desempregado, não tendo conseguido manter o nível de vida a que tinha habituado a mulher e o filho. A mulher abandonou-o, levou o filho com ele e ele acabou por ficar cheio de dívidas (das contas que deixou de conseguir pagar) e acabou por perder a casa. Viu-se na situação de andar a pedir esmolas. Este senhor tinha 54 anos quando o conheci e já estava na rua há coisa de 8 anos. Não mais conseguiu reerguer-se porque é raro o empregador que aceita um sem-abrigo para trabalhar! 
O senhor António continuou naquela rua de Lisboa durante mais 2 anos e eu e a MJ continuámos durante esse tempo a visitá-lo frequentemente, tendo inclusive tentado arranjar-lhe um trabalho. Foi sol de pouca dura porque o senhor António não tomava banho (não tinha como), apesar de ir trocando de roupa.
Há 2 anos que não sei nada dele. Saiu da dita rua e quero acreditar que tenha conseguido mudar de vida (tenho as minhas muitas dúvidas, infelizmente!)

Esta história não é para estar a gabar-me de ter ajudado alguém em tempos mas sim para dar um exemplo de que a vida por vezes é madrasta para quem não merece.Que há pessoas que também são traídas, sem possibilidade de se defenderem, que são deixadas ao abandono.

O senhor António é um senhor simpático, educado, estudou, sabia manter uma conversa interessante, era afável e nunca mostrou sinais de ingratidão!


Comentários

  1. Foi um dos segredos que mais abismada me deixou... E o da outra que achava feio ter ficado feliz por a mulher do ex ter perdido um bebe... Esta gente deve é comer merd* às colheres... :S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geralmente não gosto de criticar as pessoas sem saber o que está por detrás das suas atitudes/conversas mas neste caso é quase desumano uma pessoa ter um sentimento deste género!

      Fiquei chocada, confesso! E esse segredo que referes deixou-me irritada!

      Eliminar
  2. A efemeridade da vida é assustadora! Estava bem, com familia e de repente está na rua a passar fome... caramba! E essa esposa, dondoca, que o abandona num momento destes?? Há gente a casar por motivos errados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que vêem o casamento como um negócio, acho que este é um dos casos! É aterrador perceber que há inúmeros Antónios por este mundo!

      Eliminar

Enviar um comentário

Todos temos os nossos dias, as nossas opiniões, as nossas afinidades. Felizmente nem todos gostamos do mesmo.

Aceitam-se elogios. Aceitam-se críticas construtivas.

Dispenso insultos e estupidez gratuita.

Welcome stranger ;)

Mensagens populares